O Grupo de Respostas de Ações Coordenadas (GRAC), de Araquari, promoveu reunião com os novos integrantes para apresentar a forma de trabalho e discutir o Plano de Contingência. O GRAC é composto por membros do governo e da sociedade civil, das áreas de segurança pública, emergências médicas, ambientais etc. Entre os órgãos oficiais estão Policia Militar, Policia Civil, Policia Rodoviária Federal, Policia MIlitar Rodoviaria Federal, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Voluntários, Corpo de Bombeiros Militar, Celesc, Casan e diversas secretarias municipais como Obras, Assistência Social e Saúde.
O objetivo do Grupo é atuar de forma integrada e coordenada na gestão de riscos e desastres naturais, além da troca experiência entre as agências. Desde 2009, 18 ocorrências de desastres naturais foram registradas em Araquari, entre vendavais e enxurradas.
No dia 18 de maio, um simulado de desastre natural vai acontecer na cidade. O objetivo é integrar diferentes equipes, e oferecer treinamento sobre como agir em uma situação de calamidade pública.
O Plano de Contingência que está sendo alterado, vai incluir também a Guarda Municipal de Araquari. Depois de pronto, ele segue para análise e votação em audiência pública.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.
Fotos: DIVULGAÇÃO / PMA.