A direção da creche de uma cidade da região do litoral norte correu nesta tarde de quarta-feira (16) para desmentir uma fake news involuntária que quase causou um grande problema no bairro onde o centro de Educação Infantil está instalado – mas que acabou solucionado.
O problema começou quando uma agente de educação viu uma fiação exposta num parquinho instalado dentro da creche; ela tomou a decisão de fixar um pequeno papel no brinquedo, com a inscrição “cuidado – fio solto de energia”.
Foi o suficiente para uma mãe ver o cartaz, fotografar e postar na rede social Instagram, alertando e criticando o fato – afinal, uma suposta fiação num brinquedo infantil é um risco iminente a crianças que 4 a 5 anos de idade, que sequer sabem ler.
A situação, a princípio perigosa, foi encaminhada por moradores ao jornalismo da Marazul. A Secretaria de Educação local agiu rapidamente, cobrando da direção da creche uma posição. As gestores informaram que a fiação do local não estava energizada, e que o caso do lembrete de papel não foi avisado à direção do centro de ensino.
Os servidores da Prefeitura retiraram toda a fiação do local, que, de fato, estava desligada – mas foi importante para evitar que novos casos de mal entendido surjam na mesma unidade de ensino.
O episódio também demonstra o perigo de uso das redes sociais para postagem de informações sem checagem – uma informação postada de maneira precipitada, mesmo que com boa intenção, nas redes sociais, pode gerar um verdadeiro problema comunitário.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.
Fotos: DIVULGAÇÃO / REDES SOCIAIS.