Cadelinha abandonada em Barra Velha está em lar temporário e passa bem; veja fotos e vídeo

A cadelinha que comoveu moradores de Barra Velha após ser abandonada na beira da estrada

Publicado em 15/04/2025 21h21 | Atualizado há 14 dias

A cadelinha que comoveu moradores de Barra Velha após ser abandonada na beira da estrada por uma motociclista está em segurança e sob cuidados temporários numa residência do centro da cidade. O caso, registrado por câmeras de segurança, viralizou nas redes sociais devido ao desespero do animal ao perceber que estava sendo deixado para trás.

Segundo a ativista Iraci Rocha, da ONG Barra Bicho, a cachorrinha foi acolhida em um lar temporário e passará por avaliação da Fundação do Meio Ambiente de Barra Velha (Fundema) e por profissionais veterinários. A expectativa é de que ela permaneça no local, caso as condições sejam adequadas e haja o compromisso de uma adoção responsável.

O abandono ocorreu no dia 11 de abril e gerou grande comoção na comunidade. Um dia antes, em 10 de abril, outro caso de maus-tratos já havia chocado os moradores: uma mulher foi flagrada deixando filhotes de gato em uma caixa de papelão, colocada num terreno baldio.

Ambos os casos foram denunciados à ouvidoria da Fundema e também à Polícia Civil. As investigações já identificaram as responsáveis: uma corretora de imóveis da cidade, no caso dos gatos, e uma professora residente no bairro Quinta dos Açorianos, no caso da cadelinha. Elas poderão responder pelo crime de maus-tratos, com pena prevista de dois a cinco anos de prisão.

Os episódios acontecem justamente durante o Abril Laranja, mês dedicado à conscientização e combate aos maus-tratos contra os animais. Ativistas e moradores pedem punições exemplares e mais rigor por parte da Justiça para coibir novos casos.

Segundo relato da própria infratora à Fundema, ela teria deixado o animal em via pública, mas foi abordada por vizinhos que pediram para que levasse a cachorrinha de volta. De acordo com o que relatou, a mulher retornou e pegou o animal novamente, porém o teria deixado em outro ponto, a duas ou três ruas de distância.

Diante da situação, equipes da Fundema passaram a segunda-feira (14) e toda a manhã desta terça (15) percorrendo diversas ruas e conversando com moradores, na tentativa de localizar a cadelinha e assegurar que ela estivesse bem. A busca também foi reforçada com publicações nas redes sociais do órgão, informando sobre o desaparecimento do animal.

Foi então que, nesta terça-feira pela manhã, uma moradora chamada Stephanie entrou em contato com a Fundema, informando que estava com a cachorrinha. A equipe da fundação, acompanhada do presidente Kaiann Barentin, foi até o local e confirmou o relato.

Segundo Stephanie, no sábado, uma amiga a procurou informando que havia encontrado um cãozinho muito bonito em uma rua nos fundos da Havan e da Transben. Como já buscava um animal para adoção, ela foi até o local com a família, resgatou a cadela, deu banho, alimentou e passou a cuidar dela.

A cachorrinha, que ganhou o nome de Julie, foi então entregue temporariamente à Fundema no fim da tarde desta terça-feira, passou por avaliação veterinária preliminar e demonstrou estar em boas condições de saúde. Ela permanecerá sob os cuidados do órgão até a manhã de quarta-feira (16), quando passará por nova consulta veterinária para verificar sua aptidão para adoção definitiva.

O presidente da Fundema, Kaiann Barentin, destacou o carinho demonstrado pela nova família de Julie:
“Conversei com a Stephanie e sua família e pude perceber, no olhar e na fala deles, o amor que demonstram pela Julie. Então entendo, pelo bem do animal, que ele precisa ficar com essa família que cuidou dela com tanto carinho nesses dias.”

A Fundema deve finalizar nesta quarta-feira os trâmites burocráticos para oficializar a adoção de Julie por Stephanie e sua família. Paralelamente, o procedimento administrativo por maus-tratos segue em tramitação na Fundema contra a autora do abandono, e um inquérito policial também foi instaurado pela Delegacia de Polícia Civil de Barra Velha.

Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.

Foto: DIVULGAÇÃO / BARRA BICHO E FUNDEMA.

Veja também

Barra Velha foi um dos alvos da operação da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas…

Barra Velha foi um dos alvos da operação da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas…

Um incêndio registrado na tarde desta terça-feira (29) destruiu completamente a residência de Dona Sueli…

Um incêndio registrado na tarde desta terça-feira (29) destruiu completamente a residência de Dona Sueli…

O tema da edição deste ano é Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos…

O tema da edição deste ano é Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos…

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem matrículas abertas para moradores de Penha que…

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem matrículas abertas para moradores de Penha que…

A Fundação Municipal de Cultura de Balneário Piçarras aderiu ao 2º Ciclo da Política Nacional…

A Fundação Municipal de Cultura de Balneário Piçarras aderiu ao 2º Ciclo da Política Nacional…

4
0
Clique aqui e comente.x