A insfetação causada pelo mosquito da dengue novamente volta a assustar Barra Velha: a Secretaria de Saúde da Prefeitura confirmou nesta sexta-feira (11) que a doe3nça avançou 190% na cidade em relação ao mês de março – dados contabilizados nesta semana pelo setor de Vigilância em Saúde.
De acordo com os técnicos do setor, o início do outono traz uma das épocas mais chuvosas do ano, aliada a períodos de grande amplitude térmica, condições favoráveis para a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue. Pensando nisso, o setor reforçou o alerta nesta sexta-feira confirmando esse aumento no número de focos e casos confirmados da doença.
Segundo a secretária Lilian Gervasi, de 1º de janeiro deste ano até ontem, dia 10 de abril, o boletim local da dengue aponta 44 casos positivos para a doença; o Programa de Combate à Dengue da Prefeitura inclusive registrou 237 focos em 2025.
“Se comparados aos índices divulgados no último boletim, datado de 17 de março, pode ser observado um crescimento expressivo de mais de 190%. Na época, tínhamos apenas 14 confirmados”, considera Lilian. No último documento divulgado, o Município contava com 133 focos.
Até a última quinta-feira, foram contabilizados 237 – aumento percentual de quase 80%. Denúncias de focos (locais com a presença de larvas ou do mosquito adulto) e prováveis criadouros (locais com acúmulo de água parada e limpa com potencial para se tornar um foco) podem ser feitas por Whatsapp no número (47) 9 9638-1879.
Os bairros com mais incidência de focos são Itajuba, centro e São Cristóvão, respectivamente. A secretaria de Saúde reforça que a certificação dos resultados está de acordo com os padrões epidemiológicos da Diretoria de Vigilância Epidemiológica Estadual (DIVE-SC). A enfermeira e coordenadora da Vigilância em Saúde, Angelita Lourenço, explica como essa verificação é feita.
“São utilizados testes rápidos (NS1) e coletas de sangue, analisadas no Laboratório Central do Estado, o LACEN”, destaca a servidora. O município conta com 91 pessoas aguardando resultado para testagem laboratorial, ou seja, 91 casos prováveis da doença. Até a data deste boletim (10/04/25), não há registros de óbito por dengue em Barra Velha.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.
Imagens: FERNANDO FRAZÃO / AGÊNCIA BRASIL.