A partir dessa segunda-feira (07), a Secretaria de Saúde de Barra Velha inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. As doses estarão disponíveis nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde – UBS dos bairros Centro, São Cristóvão, Itajuba, Quinta dos Açorianos, Pedras Brancas e Sertãozinho. Desse modo, o atendimento será feito no horário das 8h às 11h30 durante a manhã e das 13h30 às 16h30 no período da tarde.
A enfermeira e coordenadora da Vigilância em Saúde, Angelita Lourenço destaca a meta do município neste ano:
“Dentro dos públicos-alvos definidos pelo Ministério da Saúde, temos mais de 17 mil pessoas catalogadas para receber o imunizante. Nosso objetivo é alcançar 90% dessa população até o dia D, programado para 10 de maio”, comenta a servidora.
Além disso, neste ano, os grupos escolhidos para receber o imunizante até a data de mobilização estadual são:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
- Idosos com 60 anos ou mais de idade;
- Gestantes;
- Puérperas (mães até 45 após o parto);
- Trabalhadores da saúde;
- Professores do ensino básico e superior;
- Povos indígenas e quilombolas;
- Pessoas em situação de rua;
- Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
- Trabalhadores Portuários;
- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Conforme a vacinadora Rosana da Silva, após o dia D, as vacinas serão liberadas para toda a população até o fim do ano, ou enquanto durarem os estoques.
Secretaria de Saúde de Barra Velha orienta para vacinação
Para receber a vacina será preciso apresentar os seguintes documentos: caderneta de vacinação, cartão do SUS, CPF ou RG. Portanto, como a vacina visa atender várias classes de pessoas, também será necessário documentação comprobatória do enquadramento em um ou mais grupos para a campanha. Além disso, crianças e adolescentes menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis legais.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.