O novo sistema adotado para agendamento de consultas causou um tumulto entre os pacientes que estavam na Unidade de Saúde de Itajuba, em Barra Velha, na manhã desta segunda-feira (01). Franciele dos Santos pegou fila duas vezes e reprovou a nova metodologia.
“Está muito ruim. Antigamente, era possível vir aqui 13h30 e agendar consulta uma vez no mês. Agora, foi liberado duas vezes no mês, no entanto, é preciso chegar 11h e pegar uma senha. Além disso, não pode sair daqui, 12h eles dão um papel ridículo. Caso a pessoa não esteja às 12h para pegar esse papel, aquela senha das 11h não serviu de nada. E aí, volta aqui 13h30 para agendar consulta e esse papel vale das 13h30 até às 17h”, afirmou Franciele.
Conforme a Secretaria de Saúde, as mudanças vieram após reivindicações da própria comunidade e da Câmara de Vereadores. Houve cobranças para um novo sistema de agendamento, conforme explica o coordenador das Unidades Básicas, Athos Dillan.
“Devido às solicitações de vereadores e da população em fazer as alterações nos agendamentos, estamos trabalhando da forma que talvez fique melhor para a população. Com isso, fomos aos municípios vizinhos, conhecemos a forma de agendamento deles para tentar empregarmos aqui em Barra Velha, mas é a forma de um agendamento diário, só que sempre passará pelo enfermeiro. Esse profissional vai triar o paciente, acolhê-lo e verificar se é uma demanda aguda ou não”, ressaltou Athos.
Uma das principais reclamações da comunidade é em relação ao método adotado pela Secretaria Municipal de Saúde. Nesse novo sistema, a comunidade precisa chegar à unidade às 11h e pegar a senha. Posteriormente, o paciente precisa aguardar até 12h para o agendamento da vaga. Após o agendamento, a comunidade pode retornar das 13h30 até às 17h para agendar a consulta. Conforme as informações, essa espera se dá devido ao período de almoço das servidoras da unidade.
As novas alterações que geraram tumulto, podem trazer um novo problema que já está sendo previsto pela Secretaria de Saúde de Barra Velha: o agendamento livre pode prolongar as filas de atendimento. Representantes da Secretaria de Saúde estiveram na unidade básica conversando com alguns pacientes. Apesar das explicações sobre a alteração, para a moradora Zélia Silva, a mudança piorou as coisas.
“Tem gente que mora longe e depende de pegar um Uber para vir aqui. Cheguei hoje e tinha um senhor passando mal, ele estava desde as 10h40 esperando dar 12h para poder pegar o papel, e só das 13h30 ele podia agendar a consulta dele. Esse sistema está errado! Portanto, quero que você, prefeito e vereador aqui do bairro, olhe para nós nesse sentido! Olhem pela população! Na hora de pedir votos, nós votamos em você. Mas chegou o nosso momento de requerer nossos direitos. Isso é uma palhaçada que estão fazendo aqui no posto”, enfatizou Zélia.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.