Um abaixo-assinado contrário às alterações no Plano Diretor de Balneário Piçarras surgiu nos últimos dias e já ultrapassou 1.300 assinaturas. A mobilização visa garantir a preservação dos recuos atuais e das zonas delimitadas anteriormente, além de exigir que o Estatuto da Cidade seja respeitado. Os organizadores defendem realizar audiências públicas amplas e a divulgação de estudos técnicos antes de qualquer mudança significativa no planejamento urbano do município.
A iniciativa surgiu através da petição e, posteriormente, com um grupo que conta com mais de 420 membros que debatem acerca do tema. Além disso, a organização surge mediante a proposta de alterações que incluem:
- Aumento do gabarito das edificações na orla marítima;
- Eliminação da exigência de áreas permeáveis;
- Redução dos recuos das construções.
Conforme os apoiadores do movimento, tais mudanças podem impactar negativamente a qualidade de vida da população, ao comprometer o equilíbrio ambiental e urbanístico da cidade.
O grupo debate a respeito de ampliar a conscientização sobre a importância da participação popular nesse processo. Especialistas em urbanismo, meio ambiente e direito público contribuem com suporte técnico para avaliar os impactos das propostas e reforçar a necessidade de um planejamento sustentável para Balneário Piçarras.
O que pede a comunidade a respeito da Revisão do Plano Diretor de Balneário Piçarras?
Os organizadores do abaixo-assinado reforçam que não são contrários ao desenvolvimento da cidade, no entanto, defendem que ele ocorra de forma planejada, transparente e participativa. A comunidade solicita que haja debates amplos acerca das decisões sobre o Plano Diretor e solicita a disponibilização de estudos técnicos com antecedência. O intuito é garantir que a revisão atenda aos interesses coletivos e ao crescimento sustentável do município.
“O Plano Diretor é a base do desenvolvimento urbano. Ele deve proteger o presente e garantir um futuro sustentável para todos os moradores de Balneário Piçarras”, destaca o grupo do abaixo-assinado.
A Rede Marazul entrou em contato com a Prefeitura de Balneário Piçarras para falar sobre o caso. Porém, não houve retorno até o fechamento da matéria. O espaço segue à disposição para um eventual posicionamento.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.