Uma triste notícia para a fauna local neste início de semana: a onça-parda que vinha chamando atenção no interior de São João do Itaperiú morreu atropelada na Rodovia Saul Silva, a SC-415. A ocorrência foi registrada no bairro Guarani-Açu, já no perímetro de Massaranduba, na noite deste domingo, dia 23 de março.
Um motorista foi quem revelou a triste notícia – o animal possivelmente sofreu um atropelamento por um veículo que trafegava entre Massaranduba a São João do Itaperiú (acesso também a Guaramirim e Jaraguá do Sul).
Em vídeo, o homem revela que não houve tempo de identificar a onça, e a colisão acabou causando danos ao veículo da empresa. O do felino – um macho – foi localizado morto num barranco próximo onde houve o baque com o carro.
A onça-parda não é comum na região. Também conhecida como puma, suçuarana ou leão-baio, tem comportamento solitário e esguio. Seu habitat mais comum são as florestas, montanhas e serras – há muitos ainda na região de Lages, por exemplo, já que no Brasil, o leão-baio é mais comum em áreas de Mata Atlântica, Cerrado e Pampas.
Como ele enfrenta desafios relacionados à perda de habitat e à caça, acaba também se adaptando a outras regiões – como parece ser este caso entre São João e Massaranduba.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.
Imagens: Reprodução / Vídeo.