Selecione uma das opções:

Projeto voluntário leva tradição gaúcha para crianças de Barra Velha


24 de março de 2025 por
Compartilhe:

Um projeto voluntário leva os costumes da tradição gaúcha para crianças de Barra Velha. Já são mais de 30 integrantes que se reúnem semanalmente para aprender, gratuitamente, sobre as danças tradicionais, declamação de poesia e indumentária gaúcha. Juralice Rodrigues é uma das coordenadoras da invernada mirim do CTG Esteio da Tradição e explica mais sobre o projeto.

“A invernada artística é um grupo folclórico que resgata as danças que não são mais dançadas nos bailes. Então, procuramos fazer o resgate dessas danças através das invernadas artísticas. Começamos com oito crianças e hoje temos aproximadamente 30 crianças”, ressaltou Juralice.

Aos 12 anos, Ana Beatriz é uma das integrantes — ou, como se diz no tradicionalismo, uma prenda. Já aprendeu as danças de salão, as danças tradicionais e já declama poesias de temática gaúcha. No próximo mês, se prepara para participar do seu segundo festival artístico, representando individualmente Barra Velha.

“Somos uma invernada mirim que iniciamos recentemente, então aprimoramos constantemente nossos conhecimentos. O que pode atrair mais crianças é o mundo tradicionalista gaúcho. Acredito ser algo maravilhoso, e acredito que possa haver outras pessoas que se podem ficar encantadas por isso”, destacou Ana Beatriz.

Com mais de 30 crianças integrando a invernada mirim, o grupo agora precisa confeccionar as roupas para poderem iniciar as apresentações culturais ou participações nas competições em grupo. Uma ação entre amigos já está sendo organizada.

📰 LEIA TAMBÉM:

Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Clique aqui e comente.x