O Instituto do Meio Ambiente (IMP) de Balneário Piçarras recebeu denúncia sobre lançamento irregular de dejetos no curso d’água no Rio Piçarras e procedeu uma varredura na região. A princípio trata-se de lançamento irregular de efluentes não tratados de empresas das cidades vizinhas, e o IMP já está tomando as tratativas necessárias.
O presidente do IMP, Elton Teixeira, explica que o instituto não tem competência territorial para fiscalizar, e por isso, após finalização do relatório de fiscalização, encaminhará a investigação ao IMA (órgão de meio ambiente estadual), IMAP (instituto de Penha), IAN (instituto de Navegantes) e também para Polícia Militar Ambiental.
“Em 2022 houve denúncia com o mesmo problema e foi localizado uma empresa limpa fossa que lançava irregularmente os dejetos dos tanques de tratamento, sem os devidos parâmetros permitidos, diretamente no curso d’agua. Na época o IMP oficiou o IMA e a empresa foi autuada e embargada”, pontua.
Após averiguação, foi realizada por meio do software a bacia de contribuição para determinar a área de onde possa vir os resíduos. O relatório será encaminhado aos órgãos mencionados com as devidas indicações de possíveis poluidores levantados. “Se tiver comprovação, a Procuradoria Jurídica pode preparar uma ação reparatória por danos ambientais para o Fundo de Meio Ambiente, limpeza do rio e tudo que for necessário”, finaliza Elton.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.
Imagens: IMP /Divulgação.