A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou, por unanimidade, a oitava moção do ano, expressando repúdio ao presidente da República, ao vice-presidente, ao ministro da Indústria, Comércio e Desenvolvimento e aos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados.
A moção proposta pela mesa diretora 2025-2026 repudia e solicita a revisão da redução da alíquota de impostos sobre a importação de sardinha enlatada de 32% para 0%, anunciada recentemente pelo Governo Federal. Os votos vieram de vereadores como Lilian Fontenele (PL) e Hilda Deolla (PDT).
Segundo justificativa dos proponentes, a medida ameaça o setor pesqueiro e a indústria conserveira nacional, acarretando impactos diretos na economia de Itajaí e região, favorecendo produtos estrangeiros em detrimento da produção nacional.
A moção destaca ainda, que em 2024 o Brasil registrou safra recorde, com a captura de mais de 100 mil toneladas de sardinha, o que seria suficiente para suprir quase todo consumo interno.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.
Imagens: Divulgação / David Spuldaro / CVI.
