O projeto Côza Mash Quirida, criado pela Surama Lima e Luciana Zimermann, é um exemplo de como a arte e a conscientização ambiental podem caminhar juntas. Usar lixo encontrado nas praias para criar algo artístico e significativo é uma maneira de dar nova vida a materiais que seriam descartados de forma irresponsável. A Surama fala de como surgiu o projeto.
“Eu e Luciana nos encontramos há algum tempo na praia fazendo algo que sempre éramos acostumadas: recolher o lixo que ninguém vê e que as pessoas passam por cima e não reconhecem. Então acabamos nos encontrando e começamos a pegar esse lixo e transformar em alguma coisa e, depois disso, começou a surgir a ideia”, destacou Surama.
O projeto Côza Mash Quirida também acabou trazendo trabalhadores autônomos, que coletam materiais e entregam ao projeto. Além disso, a comunidade pode entrar em contato com o projeto, tanto para adquirir os produtos como para doar os materiais. É o que explica Luciana Zimermann.
“É possível entrar em contato conosco através do nosso Instagram @coza.mashquirida, ou através do nosso telefone (47) 9 8823-0253. Ali tiramos todas as dúvidas referentes ao projeto e de que forma a pessoa pode contribuir. Ficamos muito felizes com esse contato, afinal, vemos que acabamos sensibilizando as pessoas sobre o reaproveitamento do material”, afirmou Luciana.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.