A Lagoa do Quinca Ludo, em Penha (SC), é um refúgio natural que combina rio e mar, e abriga diversas espécies de peixes, aves e até lontras. O local, próximo à Praia Alegre, conta com uma vegetação diversificada que cerca a área e já foi um dos pontos preferidos dos banhistas da região. Anteriormente, suas águas limpas e a conexão com o mar e o rio Piçarras garantiam uma boa qualidade ambiental. Atualmente, o cenário é outro. A lagoa está em estado de abandono, com galhos espalhados, trilhas fechadas pela vegetação e lixo acumulado.
Além dos problemas ambientais, a insegurança preocupa os moradores. Mesmo com câmeras de segurança instaladas no local, há relatos de usuários de entorpecentes circulando na região. A situação gera temor entre as pessoas que passam por ali, principalmente à noite.
O empresário Marcos Ruffato destacou a intensa movimentação nas proximidades da lagoa, reforçando a preocupação com a segurança no local.
“A Lagoa se tornou hoje um lugar de moradores de rua. Já passamos por três, quatro prefeitos e nada foi feito até então para melhorar nossa região. A Praia Alegre está abandonada, se tornou casa de andarilhos. Aqui na região da Lagoa é possível ver vários moradores de rua, principalmente durante a noite”, ressaltou Marcos.
O jornalismo da Rede Marazul entrou em contato com a Prefeitura de Penha, que informou que pretende realizar a limpeza da Lagoa do Quinca Ludo. Além disso, o município visa melhorar o acesso e estuda a possibilidade de desassoreamento, reconhecendo a importância do local.
Desse modo, a expectativa é que essas ações permitam que famílias e visitantes voltem a frequentar e apreciar a paisagem natural da lagoa.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.