Instituto Portonave inicia programa de qualificação profissional gratuito para jovens

Com o intuito de proporcionar uma visão ampla sobre o mercado de trabalho, a profissão

Publicado em 11/03/2025 15h16 | Atualizado há 49 dias

Com o intuito de proporcionar uma visão ampla sobre o mercado de trabalho, a profissão portuária e o setor logístico para adolescentes da comunidade, o Terminal realiza novamente o “Embarca Aí”, do Instituto Portonave, desenvolvido em parceria com o Instituto Crescer. O programa contempla alunos de 16 a 18 anos, que cursam o 2° ano do ensino médio em escolas estaduais de Navegantes.

Durante nove meses, os 50 estudantes terão aulas no contraturno escolar, de segunda a quinta-feira, nas seguintes escolas de educação básica:

  • Prof.ª Júlia Miranda de Souza, no Centro;
  • Prof.ª Daniela Pereira, no Gravatá.

A carga horária contempla um total de 720 horas. Além disso, uma vez ao mês, às sextas-feiras, eles visitarão a Portonave e terão aulas com profissionais da Companhia. A primeira visita está prevista para esta sexta-feira (14).

Nesta terça-feira (11), acontecerá mais uma reunião das equipes do Instituto Portonave – instituto social da empresa – e Instituto Crescer com os pais dos estudantes. Desse modo, eles terão a oportunidade de estarem mais próximos durante todo o período. No início do ano, o programa foi divulgado nas duas escolas e os candidatos interessados foram escolhidos com base em critérios socioeconômicos e avaliação escrita.

Programa “Embarca Aí” capacita jovens de Navegantes para o setor portuário e logístico

Das 50 vagas disponíveis, 10 foram para adolescentes de outras unidades escolares, atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) ou que vivem em abrigos do município. O Instituto Portonave visa, a cada ano, realizar ações em outras escolas e, nesse sentido, se aproximar de diferentes comunidades.

A matriz curricular do Embarca Aí possui os pilares de Comunicação Oral e Escrita, Mundo do Trabalho, Desenvolvimento Profissional e Empregabilidade e Tecnologias. Na Companhia, profissionais voluntários do Instituto Portonave, de diversos departamentos, abordarão temas como: operação do Terminal, equipamentos, logística portuária, tecnologia da informação, segurança portuária e do trabalho, meio ambiente, manutenção, gestão financeira, saúde mental e sustentabilidade.

Instituto Portonave investe R$ 10,5 milhões em ações sociais e capacitação de jovens em 2024

O Instituto Portonave impulsiona o desenvolvimento sustentável das comunidades nas quais a empresa está inserida, e apoia a transformação positiva dos territórios com foco na redução das desigualdades sociais. Em 2024, a Companhia realizou e apoiou 50 iniciativas. Foram R$ 10,5 milhões investidos diretamente e via as leis de incentivo fiscal. No ano passado, 66 jovens foram capacitados na primeira edição do Programa Embarca Aí. Desses, alguns foram selecionados, eventualmente, para o Programa Jovem Aprendiz no Terminal. Além disso, o programa contribui para o avanço das metas globais da Organização das Nações Unidas (ONU), em específico, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 (Educação de Qualidade) e 10 (Redução das Desigualdades).

Sobre a Portonave

A empresa está localizada em Navegantes, litoral norte de Santa Catarina, e iniciou suas atividades em 2007 como primeiro terminal portuário privado do Brasil. Atualmente, são 1,3 mil profissionais diretos e 5,5 mil indiretos. Segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), foi o mais eficiente em produtividade de navio no ano de 2024. Além do destaque pela excelência operacional, a Companhia está comprometida com as práticas ESG com ações e iniciativas voltadas aos aspectos ambientais e sociais.

Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.

Veja também

Após a inclusão de parte do custeio no programa SC Levada a Sério, a prefeitura…

Após a inclusão de parte do custeio no programa SC Levada a Sério, a prefeitura…

A trilha que dá acesso às praias da Saudade e do Quilombo recebeu um mutirão…

A trilha que dá acesso às praias da Saudade e do Quilombo recebeu um mutirão…

Colisão frontal envolvendo motocicleta e automóvel na Rodovia Jorge Lacerda, nº 2569, em Itajaí, deixou…

Colisão frontal envolvendo motocicleta e automóvel na Rodovia Jorge Lacerda, nº 2569, em Itajaí, deixou…

A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou, em única discussão e com 12 votos favoráveis,…

A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou, em única discussão e com 12 votos favoráveis,…

Em relação à matéria veiculada no programa Radar Marazul, na última sexta-feira (21), que apontou…

Em relação à matéria veiculada no programa Radar Marazul, na última sexta-feira (21), que apontou…

0
Clique aqui e comente.x