Selecione uma das opções:

Segurança: reforço da Operação Estação Verão conclui 61 inquéritos policiais em Araquari


7 de março de 2025 por
Compartilhe:

O reforço da segurança através da Operação Estação Verão da Polícia Civil de Santa Catarina permaneceu em Araquari por mais de dois meses. Os policiais designados para a cidade ajudaram a desafogar inquéritos em andamento e colaboraram com investigações. Nesse período, 61 inquéritos foram concluídos, 85 autos de prisão em flagrante lavrados, 80 intimações entregues e 63 ordens de missão policial cumpridas.

Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Graff, em breve a cidade vai receber mais um reforço e contará com dois delegados de polícia. O curso de formação está em andamento.

Além disso, a delegada de Polícia de Araquari, Georgia Bastos, destaca sobre a Operação Estação Verão.

📰 LEIA TAMBÉM:

“Esse reforço é importante para acelerar inquéritos que estavam parados há muito tempo. Foi uma ajuda significativa em prol da segurança pública da cidade”, reforçou Georgia.

Atualmente, há um déficit de policiais civis não somente em Araquari, mas na região Norte. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina, a região deveria ter 194 policiais, mas conta atualmente com 140, ou seja, 50 policiais a menos. Um concurso público deve ser lançado ainda em 2025.
Embora a segurança pública seja uma atribuição do Governo do Estado, a Prefeitura de Araquari apoia os órgãos de segurança de várias formas, uma delas é por meio de um repasse financeiro.

Prefeitura de Araquari reforça apoio à segurança pública com investimentos e novas iniciativas

No ano passado, o Governo Municipal destinou R$ 50 mil reais para a delegacia de Araquari, por meio de convênio. A verba foi para a manutenção da estrutura e apoio ao trabalho operacional. Segundo o delegado regional de Polícia Civil, Rafaello Ross, a parceria com a Prefeitura de Araquari é muito importante.

“Estamos alinhando um novo espaço para a delegacia de Araquari, e há um bom entrosamento com a Prefeitura, pois há uma percepção que as políticas públicas municipais fazem a diferença na segurança pública, não há delegação de atribuição para o Governo do Estado, e quando o gestor municipal assume esse papel de co-responsabilidade, todos saem ganhando, em especial a sociedade com a redução da criminalidade”, destacou Rafaello.

Em 2024, a Prefeitura de Araquari também inaugurou a Secretaria Municipal de Segurança Pública, que abriga a Central de Monitoramento de Câmeras. O município possui hoje 260 equipamentos de vigilância espalhados pela cidade, 40 OCRs (câmeras que identificam veículos furtados) e duas com reconhecimento facial. Além disso, o Governo Municipal deve lançar um concurso para a Guarda Municipal ainda no primeiro semestre.

Desde sua criação, a Guarda Municipal atendeu 104 ocorrências, entre acidentes de trânsito, fiscalização de segurança nas escolas e apoio a outros órgãos. A GM também é responsável por monitorar o botão do pânico, instalado nas Unidades Básicas de Saúde.

Divulgação.

Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Clique aqui e comente.x