Gravidez na adolescência foi o tema debatido pela equipe de enfermagem da Unidade Básica de Saúde Central de Barra Velha com alunos da rede estadual de ensino. Uma ação pontual, pensada para conscientizar os jovens sobre os riscos de um ato não planejado, ainda mais em tempos de folia de carnaval.
“Não pule etapas”, essa foi a mensagem para alunos de 14 a 16 anos da Conselheiro Astrogildo Odon Aguiar, no centro de Barra Velha. A ação aconteceu nos períodos da manhã e da tarde, o encontro reuniu aproximadamente 140 alunos do público feminino e masculino. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que os casos de gravidez na adolescência trata-se de um problema de saúde pública.
No entanto, segundo a pasta, esse problema pode ser resolvido com apoio multidisciplinar. Além disso, os alunos receberam informações sobre as formas de assistências no Sistema Único de Saúde (SUS), bem como os métodos contraceptivos disponíveis nas UBSs.
De acordo com a Secretaria de Saúde, ainda que seja um tema delicado, a discussão despertou interesse dos alunos que participaram ativamente das dinâmicas apresentadas pelos profissionais. Para encerrar a ação, a equipe de enfermagem ofertou preservativos femininos e masculinos aos alunos.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.