Com o curso de formação de delegados, a Secretaria de Segurança Pública pretende enviar dois delegados em Araquari, dois em Itapoá, três em São Francisco do Sul, além de um policial-psicólogo para atuar em São Francisco do Sul, para fazer o atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica e crianças.
A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação do Município de Araquari, no último mês de fevereiro. “Um futuro concurso que o Governador Jorginho Mello está autorizando para escrivães e agentes, nós também temos que reforçar o efetivo de Joinville e região. Pelos nossos cálculos, a região Norte deveria ter 194 policiais, hoje tem 140, ou seja, 50 policiais a menos”, pontuaram o delegado Rafaelo Rossi e o Secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Graff, nesse mesmo release enviado à imprensa.
Embora a segurança pública seja responsabilidade do Governo do Estado, a Prefeitura de Araquari não mede esforços para apoiar as corporações. No ano passado, Araquari repassou R$ 50 mil reais para a Polícia Civil no município, por meio de convênio. A verba foi prevista na Lei 3956/2023. O dinheiro foi aplicado na manutenção da estrutura e apoio ao trabalho operacional.
Em 2024, a Prefeitura de Araquari também inaugurou a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, responsável pelo patrulhamento na cidade. A Guarda Municipal de Araquari está vinculada à pasta, e é responsável por realizar rondas nas escolas, e dar apoio a outros órgãos.
Na sede da Secretaria funciona a Central de Monitoramento de Câmeras. O município possui hoje 260 equipamentos de vigilância espalhados pela cidade, 40 OCRs (câmeras que identificam veículos furtados), e duas com reconhecimento facial. A Secretaria também é responsável pelo Botão do Pânico instalado nas unidades básicas de saúde. Um concurso para a Guarda Municipal deve ser aberto ainda no primeiro semestre. Para o Secretário Municipal de Segurança Pública de Araquari, Jocelito Rodrigues, o trabalho em conjunto soma esforços e contabiliza resultados.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.
Foto: Polícia Civil / Ilustrativa.