A superlotação do cemitério de Barra Velha voltou a ser discutida nesta semana através das redes sociais do vereador Marciel Berlin (PP). Atualmente não há mais vagas no cemitério central e no bairro Itajuba.
“O cemitério municipal, o de Itajuba, além dos demais, não tem mais local para sepultamento. Fica um dilema muito grande, é um desespero para a família já que aquela família está passando por um luto e ainda enfrenta um dilema de não ter onde sepultar seus entes queridos”, destacou o vereador.
A situação é antiga e vem se arrastando há anos. Conforme o secretário de planejamento, Marcelo Cunha, o município de Barra Velha vem tentando a aprovação de espaços que atendam os requisitos para instalação de um novo cemitério, mas o caso é complexo.
“Fizemos uma audiência pública para explicar à comunidade sobre a dificuldade de construir um novo cemitério e a situação caótica que os cemitérios se encontram. O município não acredita que essa situação é confortável. O cemitério é uma atividade impactante, portanto, tem limitações construtivas no ponto de vista do meio físico que pode receber o cemitério. Já vimos algumas áreas, e algumas delas estão mapeadas como aptas, posteriormente, faremos a desapropriação assim que definir isso para licitar a construção de um novo cemitério”, ressaltou o secretário.
A curto prazo, o vereador Marciel Berlin acredita que a exumação dos corpos sepultados nas populares gavetas horizontais pode ser o melhor caminho. Isso porque, ao sepultar os corpos na gaveta, a família tem a posse por somente 5 anos, não sendo proprietário total do espaço. Além disso, o município afirma que já realizou o primeiro chamamento no ano passado, mas não houve adesão ao projeto.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.