Cada vez mais raro em nossa região, um tatu foi capturado pelos bombeiros voluntários de Balneário Barra do Sul nesta quarta-feira, dia 26, por volta das 8h30 da manhã. Ele estava debaixo de um armário na garagem de uma casa na Avenida Jaraguá do Sul. Foi recolhido e levado novamente ao seu habitat natural. Os bombeiros voluntários reforçam que estão à disposição para recolhimento de lagartos, serpentes, aranhas, marsupiais e outros animais comuns durante o verão. O fone da companhia em Barra do Sul é o 3448-1186 ou o zap 193.
O popular tatu-bola, da espécie Tolypeutes, é classificado como “Em Perigo” na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção. O nome popular revela o comportamento típico da espécie quando se sente ameaçada: ao se aproximar dos predadores, o animal se curva em formato de bola, segundo a jornalista Giulia Bucheroni.
A estratégia de defesa se dá graças ao corpo maleável – com três cintas móveis na região média do dorso; que possibilita curvar completamente a carapaça em formato de bola. De hábitos noturnos, a espécie se alimenta de cupins, pequenos invertebrados e frutos. Além do tatu-bola, o tatu-canastra também está em extinção.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.
Imagens: Bombeiros Voluntários / Divulgação.