Bombeiros Militares inauguraram oficialmente na manhã desta quarta-feira, dia 19, o Posto Guarda-Vidas construído na Praia Central de Barra Velha. A nova edificação custou aproximadamente R$104 mil aos cofres municipais e após problemas com a empresa vencedora da licitação, etapa final da obra foi executada com o auxílio dos próprios integrantes da corporação de guarda-vidas.
Para o Cabo BM Mauricio Magalhães, responsável pelo agrupamento de guarda-vidas, o novo posto de controle incentiva ainda mais os profissionais. “A segurança dos banhistas deve estar em primeiro lugar e para isso nós precisamos de condições adequadas de trabalho. É dessa forma que o novo espaço vai contribuir,” explicou.
Problemas na entrega da Obra
Em julho de 2023 a Prefeitura de Barra Velha assinou a ordem de serviço que daria início à construção do posto guarda-vidas. No entanto a empresa vencedora da licitação, a Golden Tecnologia em Construções Ltda, não cumpriu com o contrato e a obra ficou paralisada durante meses. Em outubro de 2024 a Prefeitura anunciou que retomaria a obra com mão de obra própria.
A partir daí, uma força-tarefa feita pelos próprios integrantes da corporação auxiliou no acabamento do posto de controle. De acordo com o Comandante dos Bombeiros Militares, Capitão Rafael Manoel José, cerca de oito guarda-vidas auxiliaram no reboco, pintura e instalações elétricas para acelerar a entrega da obra.
Reta final da temporada de verão
Encaminhando-se para o término da temporada de verão, os números apresentados pela equipe de guarda-vidas é considerado satisfatório. Segundo o Cabo Magalhães, são aproximadamente 200 casos de arrastamentos (quando a vítima é arrastada pela correnteza, mas não sofre o afogamento) e milhares de prevenções realizadas. No entanto, não houve nenhuma vítima de afogamento em praias com cobertura da equipe de guarda-vidas.
Parabéns aos Bombeiros que tiveram a iniciativa de concluir a obra, a Prefeitura vai ter que explicar onde foram os 104.000,00 previsto para obra, que aliás superfaturada.