Os bombeiros voluntários de São João do Itaperiú capturaram uma perigosa jararaca neste sábado, dia 15 de fevereiro, em uma residência no bairro Santa Cruz. A serpente Bothrops, oujararaca, é uma das mais comuns do sudeste do Brasil, mas há várias espécies do gênero espalhadas por todo o país. Ela foi capturada e devolvida em segurança, ao seu habitat natural.
Os bombeiros recomendaram que os pais orientem as crianças a não entrar em áreas de mata nestes dias de excessivo calor, por conta justamente desse tipo de serpente, que aparece muito no verão pelo Vale do Itapocu.
No inicío deste mês, uma jararaca também foi encontrada no pátio do Hospital Jaraguá, no bairro Czerniewicz, em Jaraguá do Sul. Segundo a Fiocruz, em geral, jararacas chegam a medir até 1,20m de comprimento. A cobra foi levada para a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama).
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.
Fotos: Divulgação / Bombeiros Voluntários SJI.
Locais onde jararacas se escondem:
- Em caixas de ferramentas de oficinas
- No quintal de casas
- Em galinheiros
- Em vegetação rasteira, em dias equentes
Como proceder em caso de encontro com uma jararaca
- Chamar os bombeiros (193)
- Em caso de acidente, chamar o Samu (192) ou ir a um hospital
- Para esclarecimentos sobre primeiros socorros, ligar para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC) no número 0800 643 5252