O criminoso baleado durante o cerco policial da tarde de quinta-feira, 6 de fevereiro, no bairro Quinta dos Açorianos, em Barra Velha, era natural de Jaraguá do Sul e apesar de ter apenas 21 anos de idade, possui largo histórico criminal com registros por tráfico de drogas e posse de arma de fogo, entre outros delitos.
O bandido de iniciais M.G.R. está em estado grave após confrontar com a PM à luz do dia, na tarde de ontem. Ele estava foragido desde março do ano passado, segundo informou à Rede Marazul o delegado Eduardo Ferraz.
A operação policial foi desencadeada nesta quinta pela Delegacia de Combate às Drogas do Departamento de Investigação Criminal de Itajaí (DECOD/DIC), o qual informou que após investigações, a equipe da DECOD de Itajaí identificou a localização do foragido em Barra Velha. Foi o segundo caso de foragido encontrado e capturado no mesmo bairro em um só dia – pela manhã, um integrante de facção criminosa da Bahia também foi preso na Quinta dos Açorianos, mas em outra operação, desta vez, da Polícia Federal.
Na tarde de ontem foi a vez da DIC, que deflagrou a operação para captura de M. No momento de sua abordagem, o criminoso portava arma de fogo e jogou seu veículo contra uma viatura, iniciando um confronto com os policiais – vídeos de câmeras de segurança do bairro mostraram a operação, a batida e os tiros disparados – o que amedrontou a comunidade. O suspeito inicialmente conseguiu fugir, mas acabou capturado a algumas quadras do local inicial – imediações da rua Estoril, na Quinta.
M.G.R. acabou baleado durante o confronto e encaminhado para atendimento médico de urgência. Os policiais passam bem. “Foram apreendidos uma pistola calibre .380 ACP com numeração raspada, celulares e o veículo do suspeito”, confirmou o delegado Ferraz, que também já atuou na DP de Barra Velha, e atualmente, está à disposição da Polícia Civil em Itajaí.
Além do cumprimento ao mandado de prisão pendente, M.G.R. foi autuado em flagrante pelos crimes de porte de arma de fogo de uso restrito e tentativa de homicídio. O preso segue internado, sob guarda da Polícia Penal, à disposição da Justiça.
Quinta-feira quente em Barra Velha
“Foi um verdadeiro bangue-bangue”, comentou uma moradora das imediações da Rua Monteiro dos Gerônimos, próximo da perseguição da tarde de ontem, por volta das 16h. Vídeos de câmeras de segurança mostram o movimento da batida entre dois veículos – um deles, ocupado pelo criminoso M.G.R.
Conforme as imagens, é possível ver o cerco contra o criminoso numa das esquinas da Quinta dos Açorianos – na proximidade da Rua Estoril; seguida do barulho dos tiros e da colisão – e outros vídeos revelam a perseguição policial ocorrendo na Avenida José do Patrocínio de Oliveira, às margens da lagoa de Barra Velha.
Pela manhã, baiano foi pra tranca
No entanto, a operação da DECO/DIC não teve ligação com outra ação das forças de segurança ocorrida na manhã de ontem, a qual também resultou em prisão. Esta primeira operação do dia veio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Santa Catarina (FICCO), articulação composta pelas Polícias Federal, Civil, Polícia Rodoviária Federal e também a Secretaria de Administração Prisional do Estado.
O líder de uma facção criminosa da Bahia foi preso logo pela manhã. Ele morava desde dezembro último na Quinta, e estava escondido na Rua Monteiro de Gerônimos. Ele tinha dois mandados de prisão expedidos pelo Estado da Bahia. Posteriormente, as autoridades levaram o mesmo para o presídio do bairro Vila Nova, em Barra Velha. Diferentemente de M.G.R., o baiano não resistiu à prisão.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.
Fotos: Divulgação / Polícia Civil / Vídeos: Câmeras de Segurança.