O Brasil lembra neste sábado, 1º de fevereiro, os 17 anos da morte do empresário e artista João Batista Sérgio Murad, o caubói Beto Carrero, falecido em 2008, vítima de um choque cardiogênico no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, capital.
Na ocasião, ele não suportou uma cirurgia de troca de válvula aórtica, no coração. Beto Carrero, que havia implantado a válvula em setembro do ano anterior, passou a ter sintomas do que era uma infecção, princi-palmente febre e cansaço, e seu quadro foi piorando.
Viajou de Santa Catarina para São Paulo no início da semana e nesta quinta-feira foi submetido à cirurgia, dirigida pelo médico Sérgio de Almeida. Durante a operação, que durou várias horas, Beto Carrero foi vítima de choque cardiogênico e não suportou. O corpo de Beto Carrero está enterrado no cemitério de Penha, e foi recentemente reformado. O artista teve uma trajetória brilhante.
Natural de São José do Rio Preto, São Paulo, o empresário tinha 70 anos, era casado e pai de três filhos. Quando criança, sonhava em ser o ?Zorro brasileiro? e trabalhar em um parque de diversões. Beto Carrero iniciou sua carreia no rádio nos anos 60 e, em seguida, tornou-se promotor de rodeios.
Foi músico sertanejo, vendedor de anúncios e dono de uma agência de propaganda. Nessa incursão pelo mercado publicitário, criou, nos anos 70, o personagem Beto Carrero, um vaqueiro que defende os mais fracos e os animais.
Começou a percorrer o Brasil com uma caravana de artistas fazendo apresentações circenses. O personagem foi uma homenagem ao pai conhecido como Alexandre Carrero, dono de um carro de boi na sua cidade natal.
Beto Carrero participou de filmes ao lado Renato Aragão e Xuxa. Realizou o seu sonho de criança ao fundar em 28 de dezembro de 1981, o Beto Carrero World, o maior parque da América Latina, hoje administrado com eficiência pelo filho Alex Murad.
O parque tem 14 milhões de metros quadrados e mais de 100 atrações para todas as idades, gerando trabalho e impulsionando o turismo no litoral norte catarinense. Abaixo, a capa histórica do jornal A Notícia, de 2 de fevereiro de 2008, noticiando a morte de Beto.
Fotos: Arquivo



