O combate à Dengue continua em Barra Velha e nesse sentido, a Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Combate à Dengue, está fazendo um levantamento para monitorar níveis de infestação do mosquito Aedes aegypti no município.
Para tornar essa tarefa cada dia mais eficaz, o uso de estratégias de verificação dos indicadores da doença é fundamental. Na próxima semana, entre os dias 3 e 7 de fevereiro, a equipe de agentes de endemias do Programa de Combate à Dengue de Barra Velha dá início ao LIRA – Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti. As equipes aplicarão o método, do Ministério da Saúde, em todos os bairros da cidade. A ação consiste em avaliar o percentual de infestação das residências.
“Após a execução do LIRA, será possível vistoriar 20% dos imóveis do município em um curto espaço de tempo; por isso, é fundamental que os moradores sejam receptivos com os agentes, de modo a facilitar as visitas e coletas, quando necessárias”, reforçou a secretária de saúde, Lilian Ramos Gervasi.
Combate à dengue inclui inspeção em moradias
Conforme a coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Juliana Zimmermann, a escolha das casas visitadas será via sorteio. Além disso, a inspeção será feita a cada cinco moradias. Nos locais onde há focos do mosquito, as equipes realizarão a coleta e envio para análise do material posteriormente.
“A partir destes resultados será possível apontar quais áreas apresentam maior risco para por fim criar medidas específicas de contenção”, destaca Juliana.
O agente de endemias Guilherme da Fonseca explica quais serão as novas facilidades nas atividades práticas pelo uso do LIRA.
“O LIRA vai nos ajudar a identificar os criadouros favoritos do mosquito e as regiões com mais incidência de focos. Depois disso conseguiremos atuar com prioridade nas áreas críticas identificadas e assim planejar com mais eficácia e eficiência ações de rotina como a aplicação de inseticida, a eliminação de criadouros e o atendimento de denúncias”, finaliza Guilherme.
Os agentes estarão trajados com uniforme da Diretoria de Vigilância Epidemiológica Estadual – DIVE/SC e crachá da secretaria de saúde de Barra Velha.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.