Na Praia do Atalaia, em Itajaí, um guarda-vidas civil, que estava de folga, resgatou três pessoas de um afogamento. O profissional avistou as vítimas próximas ao paredão de pedras, e rapidamente, pulou na água com uma prancha que encontrou no local.
O resgate ocorreu nos últimos dias por volta das 18h35, logo após o fechamento do ponto de salva-vidas. Após perceber a situação de perigo, o guarda-vidas socorreu duas meninas, e em seguida, nadou para salvar outro homem.
As vítimas foram retiradas do mar com segurança, graças à ação rápida do guarda-vidas, que estava fora de serviço no momento do ocorrido. Confira o vídeo.
Homem de 40 anos morre por afogamento em Bombinhas
Recentemente, Bombinhas registrou mais um caso de afogamento. Dessa vez, a vítima foi um homem de 40 anos que residia em Curitiba (PR). As equipes o encaminharam para a Unidade de Pronto Atendimento da cidade, no entanto, o homem morreu após o processo de encaminhamento.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu na praia de Canto Grande. A equipe de guarda-vidas civis, que trabalhavam em um posto a 800 m, realizou a retirada do homem do mar. Ele apresentava grau 6 de afogamento, o que caracteriza uma parada cardiorrespiratória.
Além disso, os bombeiros informaram que, mesmo com distância do posto, os guarda-vidas sinalizaram o local com uma bandeira de perigo, devido as fortes correntes de retorno na região. Antes do afogamento, os guardas orientaram a própria vítima e outros banhistas que estavam próximos.
Ainda segundo informações do CBM, após um tempo, o homem entrou novamente no mar, no mesmo local. Posteriormente, devido as fortes correntes e a distância do posto, quando os guarda-vidas chegaram ao local para o resgate, a vítima já estava inconsciente.
Vítima não sabia nadar, segundo relato
A acompanhante da vítima relatou que não viu o momento em que o homem adentrou o mar, pois estaria de costas. Ela destacou também, segundo o CBM, que a vítima não sabia nadar e que, quando ela percebeu, ele já estava sendo resgatado.
Após o resgate, as equipes iniciaram os procedimentos de reanimação cardiopulmonar. Com a chegada do Samu, foi realizado acesso venoso, utilização de adrenalina e do compressor torácico automático.
A médica assumiu a ocorrência, após a chegada da aeronave dos bombeiros, e começou o atendimento pré-hospitalar no local, e seguiu com os procedimentos no deslocamento até a UPA de Bombinhas. No local, a equipe constatou a morte da vítima.
Acompanhe também outros conteúdos no Instagram marazul97fm e marazul94fm, e também o nosso portal MZL10.