O título dos Jogos Esportivos para Paratletas Apaeanos (PARAPAE) ficou na cidade sede do evento: a grande campeã foi a APAE de Penha, que mais contabilizou pontos ao longo da competição. A disputa aconteceu nesta terça-feira (dia 18), com as modalidades de futsal, disputado no Ginásio de Esportes Sebastião João de Souza, tênis da mesa no SESC do bairro Nossa Senhora de Fátima e atletismo no campo do Beira Mar, em Armação do Itapocoróy.
A APAE de Camboriú conquistou o segundo lugar e a APAE de Ilhota a terceira colocação. O projeto é idealizado pela presidente da APAE de Penha, Celia Lucia Miranda Lindner, com apoio da Prefeitura de Penha e sua Fundação Municipal de Esportes (FME), além do Conselho Regional das APAES da Litoral Norte, com foco principal da inclusão social, valorização e reconhecimento de atletas com deficiência.
“O esporte exerce um papel mágico e é um importante aliado na promoção da inclusão. Por isso, diante da sua relevância, dos seus benefícios, as APAES incentivam a prática de esportes, com o objetivo de contribuir para o fim do capacitismo e na construção de autonomia e protagonismo”, pontua Celia.
Foram mais de 60 atletas de seis cidades da região (Penha, Camboriú, Canelinha, Itajaí, Ilhota e Balneário Piçarras), integrando todos os usuários das APAES. Para o superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Paulo Roberto da Silva, o evento é importante para alcançar seu maior objetivo: inclusão, integração e confraternização.

