A Associação Sonhos de Maria, de Navegantes, lançou o projeto “Terapia Assistida por Animais”, financiado pelo Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) local. A seleção foi feita pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente da Prefeitura de Navegantes, por meio de um edital público. Os valores são provenientes de recursos das doações de contribuintes através de impostos.
O projeto tem por objetivo proporcionar um espaço integrativo e lúdico para a realização de trabalho terapêutico utilizando animais como recurso fundamental. Atenderá semanalmente 110 crianças e adolescentes atípicos, além de ser oferecido também para que escolas municipais entre outras entidades possam realizar encaminhamentos, conforme disponibilidade de vagas.
Para a consolidação do projeto, a ASM disponibilizará de assistente social, psicóloga, psicopedagoga, profissional da área de Educação Física, dois monitores entre outros profissionais voluntários.
O Centro de Equitação Régis, localizado no bairro Machados, em Navegantes, foi o local escolhido para a implantação. A integridade física das crianças e adolescentes é prioridade, desta forma, eles deverão passar pela avaliação da equipe multidisciplinar da associação e também avaliação clínica, que deverá emitir laudo. Posteriormente, será organizado um plano personalizado para cada aluno, criando as melhores estratégias.
Além dos cavalos, o projeto também contará com outros animais, como coelhos, suínos, aves, cães e gatos. A prática da terapia também visa recreação e lazer.
“Promover atividades inclusivas é contribuir para uma melhor qualidade de vida dos alunos. A estimulação motora e cognitiva, somada ao convívio equestre, vem trazendo diversos benefícios, sobretudo a autonomia”, afirma Karina Régis, coordenadora da associação.
A presença dos animais pode reduzir níveis de ansiedade, promover o bem-estar, estimular a comunicação e fortalecer vínculos afetivos, estabelecendo, assim, uma ponte para o paciente evoluir de uma forma mais rápida.
As sessões serão personalizadas, respeitando as necessidades e capacidades de cada aluno, com o objetivo de potencializar os benefícios terapêuticos.
Trajetória
A Associação Sonhos de Maria nasceu há três anos em Navegantes, com o intuito de atender crianças atípicas e suas famílias. Sem fins lucrativos, atende hoje cerca de 80 alunos e conta com uma equipe de profissionais voluntários.
Oferece hidroterapia, equitação, arteterapia, musicoterapia, neuropsicologia, culinária, balé, caratê, psicomotricidade, capoeira, fisioterapia, ludoterapia, fonoaudiologia e agora a TAA.












