Itajaí e região vivem um clima de luto profundo nesta sexta-feira e neste sábado (dias 14 e 15 de junho), com a notícia da confirmação da morte de Bernardo Alves, 14 anos, o menino envolvido na explosão e no incêndio de uma oficina de motos na Rua Indaial, bairro São Judas, ocorrida no último dia 3.
Bernardo inicialmente foi levado para o Hospital Marieta Bornhausen, e em seguida, transferido à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São José, em Joinville, por conta da gravidade das queimaduras que sofreu.
O estudante faleceu no início da noite dessa sexta, fato confirmado pelos familiares. O menino itajaiense, que após a ocorrência do incêndio, gerou uma onda de solidariedade e orações pela sua recuperação, não resistiu às queimaduras causadas em mais de 90% do corpo.
A família ainda tinha esperanças com relação à recuperação dele – inicialmente, o Estado de Santa Catarina reservou uma vaga no Hospital Joana de Gusmão, em Florianópolis, também na ala de queimados. Mas a gravidade do quadro sempre postergou a transferência. Uma vaquinha on line chegou a ser criada para auxiliar o custeio do tratamento do garoto.
Bernardo estava há uma semana na ala especializada em queimados de Joinville, região mais próxima de Itajaí. Foram várias correntes de oração pedindo a recuperação dele neste sábado, nova celebração de preces foi confirmada em frente à Igreja Matriz Santíssimo Sacramento, no centro itajaiense, e que agora, transformará em funeral do menino. Ainda não foram divulgados local e horário do funeral, entretanto.
A explosão, seguida por incêndio, foi às 15h08 do dia 3 de junho na oficina Godoy Motos Racing, na rua Indaial, no bairro São Judas. Segundo o Corpo de Bombeiros Militares, um laudo da perícia deve apontar o que provocou o incêndio – previsão é de 30 dias para finalizar e apresentar esse laudo.
Bernardo era aluno do oitavo ano matutino do Colégio Municipal Avelino Werner. Ele chegou a fazer contraturno escolar no Cedin Jacir Dias Ramos, no período vespertino, e trabalhava dias da semana como aprendiz na oficina de motos que pertence aos amigos da família, quando sofreu o acidente.
Ela aconteceu em um tonel de combustível que estava próximo ao motor da motocicleta na qual Bernardo e o mecânico Richard Paul Godoy, 30 anos, estavam trabalhando. Ambos sofreram queimaduras de segundo e terceiro grau em mais de 90% do corpo. Richard, dono da oficina, continua internado na UTI do Marieta. (Com informações do Jornalismo Rede Marazul e também do Diário do Litoral).
