O tradicional militante histórico do MDB de Penha, José Irineu André, o Zé Repolho, 92 anos, está em estado grave de saúde após ser atropelado por um caminhão nesta terça-feira, dia 14, na Avenida Antônio Joaquim Tavares, no centro da cidade, próximo ao acesso da Praia do Quilombo.
Não há informações sobre a dinâmica do acidente, mas o caminhoneiro parou e prestou socorro. Zé Repolho foi retirado do local por bombeiros, levado inicialmente ao Pronto Atendimento 24h, na Rua Calixto Honório, no centro; o estado foi considerado grave.
Zé foi deslocado por socorristas do Samu para o Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, onde aguardava até o final da tarde a liberação de uma vaga na unidade de terapia intensa (UTI). Segundo os bombeiros, Repolho sofreu traumatismo cranioencefálico, sangramento no ouvido direito e outras hemorragias pelo corpo.
Emedebista histórico
A gravidade do acidente deixou consternados personalidades históricas do MDB de Penha, como a vice-prefeita Juraci Alexandrino, o vereador Lito da Costa, o ex-secretário de Governo, Valdir Mafra Júnior, e o secretário de Assistência Social, Sérgio de Mello, entre outros.
Sérgio inclusive deslocou-se para o Marieta assim que soube do acidente. Zé é muito querido não apenas no campo da política local, mas por toda comunidade – foi servidor da Prefeitura e fundador do MDB ainda nos tempos da ditadura, acompanhando a trajetória de lideranças como Pedro Ivo, Luiz Henrique da Silveira, Casildo Maldaner, Paulo Afonso e Renato Vianna, entre outros.
Zé também ficou caracterizado na cidade pelo uso permanente do chapéu de caubói estilo Beto Carrero – o da cor branca – em geral com um adesivo com o número 15 colado na testa, o qual intercalava com outro chapéu, o marrom. Segundo Sérgio, Zé está sedado e passando por tomografias para mapear a extensão do traumatismo, enquanto aguarda o leito da UTI.

