O cotidiano de pacientes com problemas odontológicos têm sido mais felizes nos últimos seis meses. Durante o período, os setores de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e Odontologia adequaram estratégias para facilitar o encaminhamento de pessoas com necessidades especiais como periodontia, estomatologia e cirurgias orais de pequeno porte.
O coordenador do setor de Odontologia do município, Rodrigo Maraccini Franco, comemora os bons resultados. “Todos os meses encaminhamos entre 20 e 25 casos, com uma taxa de agendamentos em torno de 85% da demanda mensal.”
Entre as medidas aplicadas estão a avaliação e triagem dos usuários atendidos nos postos de saúde (UBSs) da cidade, a comunicação eficiente da equipe de saúde bucal com os agentes comunitários de saúde, responsáveis por verificar se o paciente ainda tem interesse em realizar consultas pendentes.
A orientação da equipe em relação aos protocolos de encaminhamento para o TFD, e o diálogo contínuo entre os setores de TFD e Odontologia também são considerados positivos.
O diretor do TFD, Fernando Bernardes, destaca que é necessário que os moradores mantenham contatos telefônicos e endereços atualizados junto aos agentes de saúde e ao posto do bairro de residência.
No trabalho executado, dentistas, auxiliares e técnicos têm a função de identificar as necessidades de tratamento e encaminhar aos centros de referência, localizados em Joinville e Jaraguá do Sul. Já o TFD, lança as informações clínicas presentes no encaminhamento e repassa as datas agendadas nos serviços especializados.
Dicas importantes:
- Evitem faltar nas consultas, e quando necessário, comuniquem o TFD previamente para substituição em tempo hábil de outro paciente que esteja aguardando;
- Levem todos os exames requeridos em mãos no dia da consulta;
- Mantenham o cadastro de usuário SUS somente em Barra Velha, para garantir a aprovação do procedimento, feita pelo sistema de regulação.