O final de semana inicia já na noite desta sexta-feira, dia 26 de abril, com uma opção para quem gosta de uma boa música regional: a 4ª Roda de Viola e Sanfona está confirmada, e será uma homenagem a Domingo Néca em Balneário Piçarras, oportunidade de celebrar a cultura local. O evento inicia às 19h, no tradicional e histórico bar do Domingo Neca, em Medeirinhos.
Nascido em 1926 e falecido em 2017, aos 91 anos, Domingo Neca, filho de Manoel Celestino de Souza, marcou época por ser autodidata no acordeom, e animar festas e reuniões familiares pelo interior de Balneário Piçarras.
Seu bar foi fundado em 1965, comprado de Firmino Adolfo de Souza, e se tornou também ponto de encontro dos amantes da viola. A casa histórica, entretanto, completou 100 anos em 2021. O comércio continua na atividade, e virou um centro de memórias do interior piçarrense, tocado pela filha de Domingos, a Marlete.
Domingo Neca também tocou em Armação do Itapocoróy e Penha, ampliando as apresentações regionais, e era um dos mestres do terno de reis na região – chega a sair de casa às 17h e retornar somente no outro dia, depois do meio-dia, passando de casa em casa levando a cantoria e anunciando o nascimento do menino Jesus, segundo relata a filha Marlete.
O evento é uma promoção da Fundação Municipal de Cultura, e a superintendente Iria Quintino convida a todos para participar. A entrada é franca. Confira a reportagem da Fundação de Cultura com Marlete, sobre a história do icônico bar piçarrense e seu maior personagem:



