A Vila da Saúde de Itajaí, localizada no estacionamento do Centro Integrado de Saúde (CIS), está orientando a comunidade sobre como preparar um repelente natural contra o mosquito da dengue. E uma atividade ocorrida semana passada, no CIS, serviu para a divulgação da citronela, planta que atua na função deste repelente.
A ação foi organizada pelo Programa de Extensão Plante Saúde e o Horto Medicinal, da Univali, e também distribuiu mudas de plantas medicinais e orientações à população sobre como fazer um aromatizador caseiro.
A citronela é muito conhecida por possuir um aroma característico, que lembra eucalipto, e efeito repelente de insetos. Também tem propriedades antifúngicas e antibacterianas para uso em aromatização de ambientes e aplicação na pele. A planta tem folhas longas, finas e com bordas cortantes, muito parecida com o capim-limão, porém não deve ser consumida como chá por seu efeito tóxico.
“A principal diferença entre a citronela e o capim-limão é o aroma. Enquanto a citronela lembra eucalipto, o capim-limão é cítrico e lembra o limão”, segundo detalha o professor da Univali, Renê Artur Ferreira.
Nesta próxima quinta-feira, dia 25, a iniciativa estará novamente na Vila da Saúde, que atende pacientes com suspeita de dengue, para divulgação plantas medicinais e doação de mudas. O horário da ação será das 13h45 às 17h.
Como fazer um aromatizador repelente:
- Cortar as folhas da citronela em pequenos pedaços de 1 a 2 centímetros;
- Preencher 1/3 de um frasco de vidro com as folhas e cobrir com álcool 70% até 2 centímetros acima das folhas;
- Vedar com tampa, agitar 1 vez ao dia e manter distante da luz, em local seco;
- Após 1 semana, filtrar e transferir para um frasco de vidro até a metade e preencher com álcool 70%.
Dica: usar um borrifador para aromatizar o ambiente. A mistura também pode ser usada pura no aparelho repelente elétrico, como inseticida para mosquitos.


