A Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina – Seccional Penha Anísio dos Santos – celebra nesta terça-feira, dia 16 de abril, seu oitavo aniversário. Uma organização cultural independente, sem fins lucrativos nem qualquer vínculo político-partidário, a instituição vem avançando na promoção e divulgação da literatura e das outras manifestações culturais do Município.
O nascimento da Academia ocorreu em 2016, na Pousada Pedra da Ilha, com a consagração do primeiro grupo de Imortais da ALBSC/Penha. Nesses oito anos, a Academia foi atuante em diversas pautas da cultura penhense, com o lançamento de livros próprios, coletâneas de seus escritores e obras individuais, e auxiliando o nascimento de projetos de outros literatos locais.
A agremiação ainda promoveu sarais culturais, é atuante no surgimento da primeira Feira Literária de Penha e peça fundamental na criação da Fundação Municipal de Cultura Picucho Santos.
Com destaque para o trabalho do escritor, foi criada e lançada a Medalha Cláudio Bersi, que pôde, ainda em vida, receber essa homenagem. O acadêmico Claudio Bersi de Souza, que tão recentemente nos deixou, vive em nossas memórias e na vasta obra que deixou.
“Durante esses anos, contamos com o apoio de inúmeros parceiros, assim como pudemos ajudar em diversos eventos promovidos por outras instituições. Parceria e solidariedade estão no DNA da nossa Academia”, reforçou a Academia, em nota, ao celebrar e reverenciar a data do aniversário.
FOTOS 📸 ARQUIVO



