O Ministério da Pesca anunciou os resultados preliminares do credenciamento para a pesca da tainha na temporada 2024. Um total de oito traineiras e 123 barcos de emalhe anilhado foram autorizados a participar da safra, após criteriosa avaliação baseada nos critérios e número de vagas definidos para este ano.
Veja também
A safra industrial da tainha, que no ano passado foi marcada por uma cota zero, este ano contará com uma cota de 480 toneladas, permitindo o credenciamento de até oito traineiras licenciadas. Além disso, na categoria de emalhe anilhado, que compreende a frota semi-industrial, serão disponibilizadas 586 toneladas de cota, com a possibilidade de até 130 embarcações participarem.
O prazo para embarcações não credenciadas entrarem com recurso é de cinco dias, podendo ser incluídas na lista final caso obtenham decisão positiva. A lista final dos barcos credenciados será divulgada até 28 de maio.
Das oito traineiras autorizadas, sete são provenientes da região de Itajaí, em Santa Catarina, enquanto apenas uma é do estado de São Paulo, mais especificamente de Guarujá. Três traineiras inscritas não foram credenciadas inicialmente, porém têm a opção de recorrer da decisão dentro do prazo estipulado.
Temporada começa em maio
A temporada para a frota industrial terá início em 1º de junho e se estenderá até 31 de julho. Esta categoria retorna à atividade após não participar da safra do ano anterior devido à cota zero. Enquanto isso, a safra da tainha para pescadores artesanais tem início em 1º de maio, movimentando os ranchos de pesca nas praias. A categoria artesanal não possui cota de captura, e a pesca para os barcos de emalhe anilhado será liberada a partir de 15 de maio.
Traineiras credenciadas, por ordem de classificação: José Augusto IV – Itajaí Ferreira XV – Itajaí Yago F – Itajaí Siviero III – Navegantes Primavera XVIII – Itajaí Gavião Pescador III – Itajaí Franzese II – Guarujá (SP) Tatiana F – Itajaí

