A nova diretoria da Apae de Barra Velha entregou oficialmente à comunidade o novo “Jardim Sensorial Dorildo Manoel Moraes”, um espaço de aprendizado para os alunos da Escola Especial Flávio Quirino Borges (Apae Brilho do Sol). A entrega marca não apenas a retomada do projeto, mas também, a nova fase proposta pelos atuais representantes do comando apaeano, após várias dificuldades relativas à diretoria anterior.
A presidente da Apae, professora Nilma Mello Estrai, recepcionou autoridades para a entrega do espaço pedagógico, que trabalhará com os alunos as sensações oriundas do tato, olfato, paladar e audição, e homenageia o professor e ex-diretor Dorildo Moraes, já falecido, que atuou por anos no comando da instituição. O Jardim Sensorial está localizado na área frontal da Apae, na Rua José Raimundo Ramos, bairro São Cristóvão. A escola atende alunos barra-velhenses e também de São João do Itaperiú.
Dorildo Manoel Moraes, filho do casal Manoel José Moraes e Iolanda Francelina de Moraes, nasceu em 1964, e foi casado com Mazilda Vitti, com quem teve os filhos Gabriela Iolanda Moraes e Manoel José Moraes Neto. Foi diretor pedagógico da Apae Brilho do Sol por três décadas, e seu legado de dedicação pelo ensino especial e pela inclusão é até hoje lembrado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Em 2024, Dorildo completaria 60 anos.
De acordo com a atual diretora pedagógica, Celeste de Campos Seimanavicius, o projeto oportunizará o aprendizado prático, eo espaço do jardim também abriga as ações do artesão Lenilson Luis da Silva, que apresentou seu projeto “Liberdade na Gaiola”, instalando no Jardim Sensorial espaços para que os passarinhos possam se alimentar em gaiolas livres de grades. Os vereadores Diego Moraes (sobrinho de Dorildo) e Alan Ricardo Batista prestigiaram a inauguração, assim como os ex-vereadores médico Jorge Borghetti e Thiago Pinheiro.


