A Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali em Armação do Itapocoróy e o Projeto Tamar devolvem amanhã (terça, dia 19) uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) ao mar da Praia Grande, em Penha. A ação inicia às 9h com a montagem de uma tenda de Educação Ambiental com exposição dos exemplares anatômicos de animais marinhos. E às 10h ocorrerá a soltura da tartaruga, de maneira simbólica e festeja por ativistas de defesa animal e técnicos da unidade.
A tartaruga foi resgatada dia 22 de janeiro deste ano, segundo detalharam os veterinários da unidade. O animal estava com uma linha de pesca em sua nadadeira esquerda e em risco iminente. Foi retirado em alto mar por pescadores locais. A equipe fez o atendimento e encaminhou para a Unidade de Estabilização, em Armação.
O réptil foi avaliado, recebeu cuidados da equipe de profissionais e tratamento conforme as condições de saúde. Após responder bem aos cuidados e concluir a fase de estabilização, foi encaminhada para o Projeto Tamar, em Florianópolis.
A instituição foi responsável pela fase de reabilitação, tratamento final e agora realizará a reintegração da tartaruga à natureza em Penha. Em nota, a unidade expressou “imensa gratidão a todos que participaram e contribuíram para a recuperação da tartaruga, desde o resgate até a soltura”.
A realização do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo @Ibamagov, para as atividades da @Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.
Imagem do card: 📸 Gabriella Nardin (@gabidenardin).