Um total de 10 caçambas foi o recurso instalado no centro de Navegantes, localidade onde há a maior concentração de casos positivos de dengue, visando o recolhimento de entulhos e resíduos que possam acumular água.
Distribuídas em cinco vias, elas estão à disposição da população para que se faça o descarte correto de materiais e objetos como pneus, caixas, vasos, garrafas, latas, móveis (como armários, sofás, etc.), televisores, árvores e restos de poda.
Mas a Secretaria de Saúde da Prefeitura alerta que não será permitida a colocação de restos de construção civil, lâmpadas, objetos feitos com amianto (como telhas, caixas d’água e tubulações), lixo orgânico e óleo de cozinha.
A medida foi adotada pela administração municipal como forma de mitigar a proliferação do Aedes aegypti na cidade, oferecendo uma alternativa para o descarte de certos tipos de materiais acumuladores de água, trazendo também a responsabilidade no combate à dengue para a população, que precisa fazer a sua parte.
As caçambas contam com um compartimento que impede o acúmulo de água dentro delas. A permanência delas depende da adesão da população e também da situação epidemiológica com relação aos casos de dengue na região. Os materiais descartados nelas serão recolhidos três vezes por semana, e a ação é parceria com a Secretaria de Obras local.
Locais onde estão instaladas as caçambas:
– Rua Waldemar Vieira (próximo ao Cemitério Municipal)
– Av. José Alcebiades Laurentino
– Rua José Tiago da Costa (próximo ao Colégio Confepi)
– Rua Arnaldo Passos (atrás do Campo do União)
– Rua Vereador Osmar Inácio da Silva (próximo à Localiza)


