A Secretaria de Educação firmou parceria com o Corpo de Bombeiros Militares para aplicar o projeto Bombeiro Mirim em Balneário Piçarras. A primeira turma é formada por 24 alunos do 4º ano da Escola Monteiro Lobato, que vai aprender sobre prevenção a acidentes ao longo de dois meses.
O projeto teve origem em Santa Catarina na década de 1990 e, desde então, tem se consolidado ao longo dos anos. Em 2024, ocorrerá a formatura da primeira turma em Balneário Piçarras. “É voltado à questão preventiva do serviço de Bombeiro Militar, adequado a faixa etária das crianças, como prevenção de incêndios, acidentes e afogamentos”, explica Rafael Manoel José, capitão e comandante de Balneário Piçarras.
A carga horária do curso é de 12 horas, divididas em encontros semanais e uma saída de campo para o quartel do Corpo de Bombeiros Militares em Itajaí. No segundo semestre de 2024, será a vez da Escola Professora Francisca Borba. Todas as escolas serão agraciadas em ordem definida por sorteio, com turmas de, no máximo, 30 alunos.
“Estamos plantando a semente e podemos formar, quem sabe, novos militares do Estado no futuro”, destacou o cabo Germano Elias Casagrande, coordenador do Bombeiro Mirim em Balneário Piçarras.





