Barra Velha declarou emergência em saúde pública por conta do avanço da dengue na cidade – que segundo boletim divulgado nesta quarta-feira, dia 13, atingiu 245 casos confirmados desde 1º de janeiro e outros 48 suspeitos. A informação é da Secretaria de Saúde e Saneamento da Prefeitura.
Conforme a Vigilância Epidemiológica local, o relatório semanal com os números de internações, casos confirmados, focos e pacientes aguardando resultado para o exame laboratorial de dengue na região são o resultado do compartilhamento feito pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) do Governo do Estado.
O decreto de emergência em saúde pública, assinado pelo prefeito em exercício Daniel Pontes da Cunha (PSD), vale para todo o território municipal em razão da infestação pelo mosquito aedes aegypti.
Os testes para a dengue estão sendo feitos por exame laboratorial e a movimentação nos postos de saúde e também no Pronto Atendimento 24h, da Rua Miranda Coutinho, no centro, é alta.
Nesse cenário, 48 pessoas aguardam por seus resultados, emitidos pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). Ainda de acordo com o documento, durante o período, Barra Velha acumula 110 focos do mosquito identificados.
Denúncias de novos focos (locais com a presença de larvas ou do mosquito adulto) e prováveis criadouros (locais com acúmulo de água parada e limpa com potencial para se tornar um foco) podem ser feitas por Whatsapp, no número (47) 9 9638-1879.
Foto 📸 Juvan Neto / Marazul