As obras para a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) no bairro Gravatá e na Praia de São Miguel, em Penha, estão em pleno andamento. Além da instalação da rede coletora e recuperação da pavimentação em diversas ruas (listadas abaixo), a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Gravatá segue a todo vapor, com previsão de início do tratamento de esgoto em breve.
O primeiro módulo da ETE terá capacidade para tratar 12 litros por segundo de esgoto. A previsão é de que, até 2033, Penha tenha 90% de cobertura de tratamento de esgoto. Vilmar Pereira da Silva Junior, gerente de operações da Águas de Penha, lembra que a implantação do esgotamento sanitário irá contribuir para a saúde pública, proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da cidade.
O equipamento atende rigorosos parâmetros ambientais, com o uso de uma tecnologia que alia eficiência de tratamento, inibe a geração de mau cheiro e otimiza o espaço físico. Com a chegada dos módulos, as próximas etapas da obra da ETE são a instalação dos equipamentos hidromecânicos, sistema elétrico e conclusão das obras de construção civil.
Para atender o bairro Gravatá e a região da praia de São Miguel, além da ETE, a região terá 16,6 quilômetros de rede coletora; 1444 metros de linhas de recalque; sete estações elevatórias e interligará.
Ruas em obras:
❶ Rua Antônio João Caldeira
❷ Rua André Nascimento
❸ Rua Agrícola Nascimento
❹ Rua Joaquim Caldeira
❺ Rua Timóteo Prefeito Flores
❻ Rua Julia da Costa Flores
❼ Rua Lacy Batista Ferreira
❽ Rua Marciano Luiz Bento
❾ Rua São Miguel
❿ Rua Maria Julia Galdino
❶❶ Rua Corina Damásio
❶❷ Rua Ricardo Machado

