O Ministério da Cultura premiou o Instituto Sociocultural Ecovida, de Penha, pela trajetória do Ponto de Cultura local, instalado em frente à Praça Sebastião Teodoro da Costa (popular praça da farra do boi), na Praia de Armação do Itapocoróy. “É com muito orgulho, amor e felicidade comunicamos que fomos premiados pelo Ministério”, reforçou o instituto, em nota.
“Temos que agradecer aos artistas, educadores e fazedores de cultura que passaram pelo nosso espaço, ao superintendente de Cultura de Penha, Eduardo Bajara, por todo apoio, carinho, confiança e respeito, aos jornalistas Alex Rech e Juvan Neto, que sempre nos auxiliam na divulgação das nossas ações”, reforçou o comunicado.
O Ecovida ainda reforçou o apoio de todo o grupo de artistas, que começou como um coletivo, se tornou uma Organização Não-Governamental (ONG) e “hoje alça mais um voo significativo na nossa história”, segundo a roteirista e ativista Amanda Theo.
A ONG, sem fins lucrativos, desde 2013 atua no combate à pobreza, na luta por direitos e na valorização da cultura, focando primordialmente na inclusão produtiva da população em vulnerabilidade social, racial e de gênero – em especial mulheres, pessoas negras e comunidade LGBTQIA+.
Entre as ações de destaque, estão o “Programa de Inclusão Produtiva”, que visa a capacitação profissional, o encaminhamento ao mercado de trabalho, além de apoio técnico para empreendimentos individuais e solidários. Na Cultura, segundo Amanda Theo, o instituto promove ações, oficinas, formações, eventos, assessoria e suporte técnico.
Além de Amanda, artistas como Lucas David, Teodoro, Marcelo Fernandez, Silvia Santana e Joana Rebello também integram o grupo.
Feira da Mulher Ecosolidária
E neste sábado, dia 9 de março, um evento vai celebrar a diversidade, a arte e a força feminina, em alusão ao Dia da Mulher. A “Feira Cultural Mulher Ecosolidária” acontece na praça, e todos estão convidados para um festival de atrações, a partir das 16h até 21h. Haverá exposição de artes, artesanatos, música, quitutes, pintura facial, tattoo art e contação de histórias, entre outras atrações.
.