O combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, ganhou reforço em Araquari. Pelos próximos trinta dias, 80 agentes comunitários de saúde auxiliam os agentes de combate a endemias nas vistorias residenciais.
As duas funções são semelhantes, enquanto os agentes de combate a endemias são responsáveis pelo controle vetorial de pragas, vetores, e de arboviroses, os comunitários (ACS) são responsáveis por visitar os pacientes em casa e verificar questões de Saúde da Família como agendamento de consultas, levar guias de exames, entre outras atribuições.
A partir de agora, os ACS também poderão coletar larvas dos mosquitos e orientar a comunidade quanto ao acúmulo de água parada – principal criadouro do mosquito. Ambos estarão devidamente identificados com crachás e coletes com o símbolo do brasão da Prefeitura de Araquari.
A Secretaria de Saúde pede que a comunidade colabore, e receba bem esses profissionais que desempenham um papel fundamental no combate à dengue.
Vacinação em Araquari
Até o momento, 253 doses foram aplicadas em adolescentes de 10 e 11 anos. Samuel Henrique dos Santos tem 11 anos, e foi até a Unidade de Saúde Maria de Fátima Silvano, no centro, acompanhado da mãe para tomar a vacina de combate à dengue. “A picada não doeu, e agora estou mais tranquilo”.
Para a mãe, ver o filho imunizado é um alívio. “Na minha rua, seis pessoas ‘pegaram’ dengue. Estamos aguardando com ansiedade a vacina chegar para a nossa faixa etária”, complementa Ana Maria Oliveira dos Santos.
Unidades de Saúde abertas no próximo sábado, 9
No próximo sábado (9) as Unidades de Saúde Nicanor Corrente, e Geny Westrupp Kuhnen estarão abertas para vacinação das 8h às 16h30.
Confira os endereços:
Unidade de Saúde Geny Westrupp Kuhnen – Bairro Itinga
Telefone: (47) 3305-8142
Endereço: Rua Nestor Firmino Vieira n° 315.
Unidade de Saúde Nicanor Corrente – Bairro Itinga
Telefone: (47) 3465-4630
Endereço: Rua São José n° 200.
Números
Araquari decretou Epidemia de Dengue, e está no nível 3 epidêmico da doença. Uma morte foi registrada em 2024, e o último boletim epidemiológico divulgado pela Vigilância Epidemiológica de Araquari (do dia 4) mostrou que a cidade tem 812 casos confirmados e 671 em investigação; outros 480 foram descartados, totalizando 1.963 notificações.