Pescadores e trabalhadores da pesca estão recebendo orientações contra mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e vírus zika, em Penha. As equipes das Secretarias de Pesca e Agricultura e Saúde da Prefeitura estão reforçando junto a esse público-alvo a prevenção da doença e a importância de eliminar possíveis criadouros do mosquito nas embarcações.
As abordagens iniciaram semana passada, pela Praia do Cascalho e pela Praia de Armação do Itapocoróy (Beco dos Pescadores e Trapiche). O secretário de Pesca e Agricultura, Rubens João de Souza Filho, informa que foram distribuídos panfletos informativos e reforçada a importância de manter as bateiras viradas para baixo, evitando o acúmulo de água e eliminando os criadouros dos mosquitos.
Novas abordagens acontecerão nos próximos dias, segundo Rubinho. Já o secretário de Saúde de Penha, Rodrigo Medeiros, explica que as regiões das embarcações já são pontos estratégicos da equipe do Programa de Dengue do Município.
A equipe da Saúde promove a vistoria a cada 14 dias nesses pontos e inclusive já aplicou fludora nos barcos. Porém, para ter total sucesso na redução dos focos e casos, segundo Medeiros, é preciso que a população permita as visitas domiciliares e faça a sua parte na eliminação de depósitos.