As primeiras 700 doses da vacina contra a dengue já estão em Araquari. O primeiro lote inclui 1.524 vacinas. Os primeiros a receberem são os adolescentes de 10 e 11 anos,11 meses e 29 dias, que residem no município. A aplicação acontece em duas etapas (dose 01 e dose 02) com intervalo de 90 dias entre elas.
A contra indicação é para quem já teve dengue. Essa pessoa precisa aguardar seis meses para tomar a primeira dose. É preciso levar o cartão de vacinação. Quem mora em Araquari e não tem cadastro, é preciso levar um comprovante de residência. As vacinas vão ser liberadas em sete salas públicas do Município, das 8h às 16h30.
💉 UBS Maria de Fátima Silvano -Rua Antônio Ramos Alvim n° 730, Centro
💉 UBS Joaquim Monteiro Cabral – Rua Florentina Pereira Jasper n° 96, Porto Grande
💉 UBS João Antônio Ignácio – Rua Antônio João Ramos s/n, Rainha
💉 UBS Rosalina Modesto da Costa – Avenida João Carlos Rosa n° 1130, Itapocu
💉 UBS Mario Tito Salvador – Rua Mário Tito Salvador n° 166, Itinga
💉 UBS Nicanor Corrente -Rua São José n° 200, Itinga
💉 UBS Geny Westrupp – Rua Nestor Firmino Vieira n° 315, Itinga
O prefeito Clenilton Pereira também assinou decreto dia 22, redefinindo as áreas de atuação dos agentes comunitários de saúde. Pelos próximos 30 dias esses profissionais também vão auxiliar nas ações de combate à dengue. Nesta sexta-feira (23) as equipes já receberam capacitação para atuar no setor.
Após essa capacitação, eles poderão coletar larvas dos mosquitos e orientar a comunidade quanto ao acúmulo de água parada – principal criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika ou chikungunya.
Já os Agentes de Combate a Endemias são responsáveis pelo controle vetorial de pragas, vetores, e de arboviroses. Hoje, Araquari possui 15 agentes de combate a endemias e 80 agentes comunitários de saúde.
Araquari decretou Epidemia de Dengue e está no nível 3 epidêmico da doença. Uma morte foi registrada neste ano, e o último boletim epidemiológico divulgado pela Vigilância Epidemiológica local mostrou que a cidade tem 437 casos confirmados e 401 em investigação. Outros 343 foram descartados.