Selecione uma das opções:

Saúde de Penha é destaque regional em ranking do Previne Brasil


8 de fevereiro de 2024 por
Compartilhe:

O desempenho da saúde de Penha nos indicadores do Previne Brasil, do Ministério da Saúde, é destaque regional. O município ficou em terceiro lugar entre os 11 municípios da AMFRI, considerando sete indicadores de pré-natal, saúde da mulher, saúde da criança e doenças crônicas da Atenção Primária à Saúde. O desempenho no ranking é fundamental uma vez que determina o valor que as gestões municipais devem receber em repasses federais.

Os indicadores são calculados com base nos dados registrados no Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (Sisab), sendo monitorados a cada quadrimestre, periodicidade na qual o Indicador Sintético Final (ISF), uma nota calculada a partir dos indicadores que mensuram o desempenho do município, é medido.

O Secretário de Saúde de Penha e vice-coordenador da Comissão Intergestora Regional de Saúde (CIR), Rodrigo Medeiros, destaca a importância do ranking.

📰 LEIA TAMBÉM:

“Claro que o ranking é importantíssimo devido aos recursos que recebemos do Governo Federal. Entretanto, os indicadores positivos significam a melhoria na qualidade do serviço que prestamos para a nossa gente diariamente. Isso só foi possível com a liderança do Prefeito Aquiles e de todo o esforço de todos os servidores da saúde”, pontua.

Para o Prefeito Aquiles da Costa, os bons indicadores são resultados da gestão, equipes, ações e programas da saúde.

“O resultado no ranking vem pra coroar o nosso trabalho diário, de ter a saúde como prioridade na gestão. Parabenizo ao Secretário Rodrigo e toda a equipe da saúde que não mede esforços para atender a nossa comunidade”, finaliza.

Indicadores avaliados

1 – Proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 12ª semana de gestação;
2 – Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV;
3 – Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado;
4 – Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS;
5 – Proporção de crianças de um ano de idade vacinadas na APS contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, infecções causadas por Haemophilus influenzae tipo B e poliomielite inativada;
6 – Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre;
7 – Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Clique aqui e comente.x