📸 Everli Unsterstell / Facebook
A Associação Beneficente Ilê Asé Adague Esú Ojuolona, de Barra Velha, promove neste dia 2 de fevereiro a 1ª Festa em Homenagem à Mãe Iemanjá, na praia central barra-velhense. Iemanjá é considerada a orixá mais cultuada no Brasil pelas religiões de matriz africanas, como a Umbanda e o Candomblé.
A celebração inicia às 8h, com “Caminhada de Fé” à rainha dos pescadores, identificada no sincretismo com o Catolicismo com Nossa Senhora dos Navegantes. O ponto de concentração será em frente ao Posto Aguiar, na Rua Bernardo Aguiar, centro, descendo pela Rua Paraná, até a estátua de Iemanjá, no Costão dos Náufragos, na Avenida Avelino Borges, a beira-mar do Costão e Tabuleiro.
No dia 2, a partir das 20h, haverá sessão festiva, e atendimento ao público com rituais da Umbanda até dia 22h, como mesas de búzios e tarô, defumação, sacudimento de ervas e água de cheiro, além de workshops sobre a Teologia de Umbanda e outros temas.
Em Itajuba também
Neste sábado, dia 3, outra homenagem à Iemanjá ocorrerá em Barra Velha, desta vez, na Foz do Rio Itajuba (barrinha), a partir das 17h., em Itajuba, e sob a celebração do Templo de Umbanda Guerreiros do Luar, de Joinville. O local será em frente ao posto 6 (Petisqueira Pé na Areia), também com giras (cultos) das tradições de matriz afro-brasileiras.

