A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) informou que não há risco de contaminação no abastecimento de água de Araquari, devido ao vazamento de produto químico na Área de Proteção Ambiental (APA) Serra Dona Francisca (Joinville).
Araquari possui duas unidades de captação de água dentro da cidade, uma na Rua das Carpas, e outra na divisa com o município de Balneário Barra do Sul. Sessenta por cento do abastecimento do bairro Itinga e parte do bairro Porto Grande vem do Rio Piraí, em Joinville. A Casan já fechou os canais de captação para não haver risco de contaminação.
Para suprir a falta de água do Itinga, haverá um remanejamento da distribuição, o que pode reduzir a vazão em outras regiões da cidade, por isso o pedido é para que todos os bairros economizem água. No momento não há falta de água, caso ocorra, será realizado o remanejamento. A previsão da Casan é que a situação seja normalizada nesta terça-feira (30).
Nesta segunda, um caminhão de transporte de produto químico bateu contra uma mureta e incendiou na SC-418, Estrada Dona Francisca, lançando na água do Rio Seco ácido sulfônico, e transformando o rio numa “corredeira de espuma”.
A Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão, em Joinville, foi fechada preventivamente para a captação. Com isso, 34 bairros podem ficar sem água nas próximas horas e não há previsão para a reabertura da estação.
A Prefeitura de Joinville também alertou para a necessidade de economizar água, e efetua análises constantes para garantir que não há resquícios do produto químico.