Luiz Alves confirma três focos e captura de 15 escorpiões no Município

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Luiz Alves reforçou nesta semana o alerta sobre

Publicado em 19/01/2024 14h26

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Luiz Alves reforçou nesta semana o alerta sobre a presença de escorpiões no Município – após a confirmação de três focos de incidência desse aracnídeo e captura de 15 deles pelos agentes de combate a endemias locais.

De acordo com a Prefeitura, em busca ativa, a equipe de vigilância epidemiológica e agentes de combate a endemias conseguiram capturar os escorpiões identificados, entre adultos e filhotes, enviados para análise. Em dois destes focos, foi identificado o escorpião amarelo – Tityus serrulatus, que é a espécie mais perigosa encontrada no Brasil.

Os técnicos da secretaria frisam que como o escorpião é animal peçonhento, ele produz veneno e é responsável por graves acidentes e mesmo mortes. “Esses animais têm hábitos noturnos e têm preferência por locais escuros e úmidos. Por isso, são encontrados frequentemente em esgotos e caixas de gordura, que além de possuírem condições adequadas à sobrevivência do escorpião, oferecem alimento em abundância, como a barata, por exemplo”, detalhou a Saúde local, em nota.

Eles também podem se alimentar de outros insetos ou aracnídeos, inclusive de outros escorpiões. Além disso, podem passar um período muito longo sem se alimentar, capacidade que propicia o alto número desses animais no ambiente.

O escorpião amarelo é capaz de se reproduzir sem necessidade de acasalamento, podendo ter até 20 filhotes por parto, com dois partos por ano. Não existe controle químico eficaz para escorpiões, uma vez que eles têm capacidade de sentir o veneno no ambiente e ao terem essa percepção, colocam em prática outra “habilidade” da espécie, que é a de manter seus estigmas pulmonares fechados por longo período de tempo, ou seja, o efeito do veneno é praticamente zero.

Além disso, possuem um mecanismo que impede a absorção do veneno pelo seu organismo. Se o veneno é jogado no ralo, por exemplo, o escorpião vai procurar um local que não tenha veneno, podendo invadir locais habitados, causando acidentes.

Para se evitar escorpiões, é preciso fazer controle do seu alimento mais comum: as baratas. Nesses casos, sempre que for feito o controle químico (dedetização) para baratas, o ideal é que se tampe absolutamente todos os ralos (inclusive das pias), grelhas e caixas de gordura da casa, bem como outros locais em que foi aplicado o veneno e onde é possível existir escorpiões. 


Para evitar a presença e proliferação de escorpiões:
•    Acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes que possam ser mantidos fechados, para evitar baratas, moscas ou outros insetos de que se alimentam os escorpiões.
•    Combater a proliferação de baratas no interior das casas. No caso da utilização de pesticidas, recomenda-se o uso de formulações do tipo gel ou pó. Esta atividade deve ser executada somente por profissionais de empresas especializadas.
•    Manter jardins e quintais limpos, evitando o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das casas. Usar calçados e luvas de raspas de couro nas tarefas de limpeza em jardins e quintais.
•    Evitar folhagens densas nos jardins, como plantas ornamentais, trepadeiras, arbustos, bananeiras e outros do mesmo tipo junto às paredes e muros das casas, além de manter a grama aparada.
•    Solicitar ao proprietário ou, no impedimento deste, à prefeitura, a limpeza periódica de terrenos baldios vizinhos, pelo menos, em uma faixa de um a dois metros junto às casas.
•    Sacudir e examinar roupas e sapatos antes de usá-los, pois escorpiões podem se esconder neles e picam ao serem comprimidos contra o corpo.
•    Evitar colocar as mãos sem luvas em buracos, sob pedras ou troncos podres.
•    Nas casas e apartamentos, utilizar soleiras nas portas e janelas, telas em ralos do chão, pias e tanques.
•    Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos e vãos entre o forro e a parede.
•    Consertar rodapés despregados.
•    Afastar as camas e berços das paredes, evitando que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão.
•    Não pendurar roupas nas paredes.
•    Preservar os inimigos naturais de escorpiões, como aves de hábitos noturnos (coruja, joão-bobo), lagartos e sapos.

Veja também

Após a inclusão de parte do custeio no programa SC Levada a Sério, a prefeitura…

Após a inclusão de parte do custeio no programa SC Levada a Sério, a prefeitura…

A trilha que dá acesso às praias da Saudade e do Quilombo recebeu um mutirão…

A trilha que dá acesso às praias da Saudade e do Quilombo recebeu um mutirão…

Colisão frontal envolvendo motocicleta e automóvel na Rodovia Jorge Lacerda, nº 2569, em Itajaí, deixou…

Colisão frontal envolvendo motocicleta e automóvel na Rodovia Jorge Lacerda, nº 2569, em Itajaí, deixou…

A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou, em única discussão e com 12 votos favoráveis,…

A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou, em única discussão e com 12 votos favoráveis,…

Em relação à matéria veiculada no programa Radar Marazul, na última sexta-feira (21), que apontou…

Em relação à matéria veiculada no programa Radar Marazul, na última sexta-feira (21), que apontou…

0
Clique aqui e comente.x