Passageiros do ferry boat poderão pagar a travessia via pix a partir de 22 de fevereiro. A NGI Sul, responsável pelo transporte fluvial entre Itajaí e Navegantes, anunciou que implementará um novo sistema de venda de tickets para veículos.
Por meio do aplicativo SI.GO, os usuários poderão adquirir passagens antecipadamente pelo novo método de pagamento. De primeiro momento, o pix estará disponível somente para carros, vans, caminhões, ônibus e outros automotores.
Para utilizar o novo serviço do ferry boat, basta baixar o SI.GO, disponível tanto na App Store quanto na Play Store, preencher o cadastro e selecionas as idades de Itajaí e Navegantes, que aparecem juntas.
Após fazer o pagamento via Pix, um QR Code será gerado automaticamente. Com ele, o marinheiro encarregado da cobrança fará a leitura na tela do celular já dentro da balsa.
O método só funciona se for feito de maneira antecipada, ou seja, não será possível pagar quando já estiver embarcado. A NGI Sul recomenda que a compra seja feita até, no máximo, o momento em que estiver na fila.
O pagamento em dinheiro ainda será aceito. O pix funcionará como uma nova forma de custear a travessia, e não uma substituição.
Pressão da nova legislação
O ferry boat, na verdade, busca se adequar à pressão da legislação. Isso porque a Assembleia Legislativa (ALSC) aprovou lei estadual que obriga as empresas concessionárias do serviço público de transporte hidroviário, fluvial, lacustre ou marítimo, como balsa e ferry boat, a receber esse gênero de pagamento da tarifa.
“A medida é para beneficiar o cidadão, facilitar a vida de quem precisa usar esse trecho para se deslocar. Afinal, é o passageiro que deve escolher a melhor forma de pagamento. Nós precisamos acompanhar as mudanças da sociedade, já que cada vez menos pessoas usam dinheiro em espécie no dia a dia”, destacou a autora da proposta, deputada Ana Paula da Silva, a Paulinha (Podemos).
Além de Paulinha, outros deputados da região, como a federal Ana Paula Lima (PT), e os estaduais Napoleão Bernardes (PSD) e Ivan Natz (PL), entre outros.
(Com informações de Fábio Tarnapolski, do ND MAIS, e Rede Marazul).