As celebrações dos 32 anos de emancipação de Balneário Barra do Sul – que já começaram no final de semana – seguem hoje e amanhã, dia do aniversário da cidade, com muitas atrações e diversão, culminando com o show nacional de João Gustavo & Murilo.
A empolgação começou neste domingo (7), com a primeira noite de shows comemorativos na praça central e presença de grande público prestigiando o evento. As apresentações ficaram por conta da Banda Mavê e Malandro Batuqueiro, além da feira de diversidades artesanais. Hoje (8), a partir das 18h, está confirmada a Banda Rock Waves e também o grupo Combinação Perfeita, também na praça.
Nesta terça (9), a partir das 18h, haverá Solenidade Cívica com a presença do prefeito Valdemar Barauna da Rocha (PP), autoridades dos Três Poderes e abertura da parte festiva com DJs Rafa e Delta, seguido do Show Nacional. A entrada é gratuita.
Saiba mais sobre BBS

Balneário Barra do Sul tem a maior parte da população “nativa”, ou seja, descendente de portugueses e indígenas, e que herdaram de ambos a intimidade com o mar, a culinária baseada em frutos do mar e a tradição da brincadeira com o boi – inicialmente praticada sem violência, em semelhante a algumas cidades da Espanha e da França. Hoje, se respeita a legislação, e entende-se o erro dos maus tratos com os animais.
Num ritmo lento, outros imigrantes foram fixando-se na região da futura cidade de Balneário Barra do Sul, concentrando suas atividades econômicas em agricultura de subsistência, pesca e produção de farinha de mandioca, além de fornecimento de matérias-primas para a indústria.
Por séculos, não havia estradas saindo de Balneário Barra do Sul para as cidades próximas. As opções eram andar pela beira do mar, ou usar a via aquática do Canal do Linguado. As duas principais estradas foram construídas apenas na segunda metade do século 20.
A primeira (Salinas) foi aberta incidentalmente, motivada pelo extrativismo do palmito. A estrada resultante foi retificada e aterrada pelo Exército em 1960 a ponto de ser utilizável por automóveis. Esta estrada liga Balneário Barra do Sul à Barra do Itapocu, em Araquari.
A segunda estrada, que é hoje asfaltada, liga Balneário Barra do Sul a Araquari e São Francisco do Sul, e foi aberta pelo dono de uma grande gleba de terras, que pretendia vender suas terras em pequenos lotes.
Nos anos 1990 esta estrada foi retificada e asfaltada, mas um grande trecho da “estrada velha”, tortuosa e de terra, ainda existe no traçado original, em paralelo com a via rápida. Atualmente, a cidade possui 110,62 km².
O turismo, grande fonte econômica, é motivado por praias limpas e pela “lagoa”, a parte sul do Canal do Linguado, bastante convidativo a pescarias, esportes aquáticos e navegação para pequenas embarcações. O pico de movimento turístico ocorre nas quatro semanas em torno do Ano-novo. Curiosamente, a festa típica da cidade, a Festa da Tainha, ocorre em pleno inverno.
